sábado, 15 de outubro de 2011

A RELIGIÃO É UM EQUÍVOCO DATADO

É uma forma de dominação! Por séculos, se usam várias escrituras ditas sagradas (bíblia, alcorão...) para "catequizar" nossos jovens.
É uma maneira doentia de manterem o controle sobre nossos impulsivos herdeiros.
O jovem não tem saída, e tem que seguir o que é ensinado, para no futuro ser mais um adulto igual à maioria.
"Todos nascemos originais e morremos cópias", dizia o adágio...
Talvez seja esse o maior papel das religiões, que é conter, domar, lapidar o ser tosco que é o ser humano quando é ainda jovem e ignorante...
E o pior é que funciona! A maioria da população inocentemente fica enredada ainda jovem nas respectivas mitologias de cada cultura.
É bem da cultura dos povos, crescerem já com religião definida, nivelando por igual os comportamentos de sua sociedade.
Tudo isso é um erro desnecessário, um equívoco, e é realmente uma pena, pois para uma formação ideal, bastaria uma boa educação.
Uma boa educação pouparia as pessoas de infinitas neuroses, pavores e sofrimento, MUITO sofrimento.
Não existiriam culpas, pecados, punições ou castigos infernais, afinal NÃO TEM NADA A VER conviver com essas coisas!
Para algum consolo, parece que a tendência a longo prazo é o fim das religiões, já que inevitavelmente o homem aprende cada vez mais, ficando + esperto.
A própria tecnologia já iniciou esse processo, com a popularização das informações. Agora é uma questão de tempo: 2 ou 3 gerações, talvez...
Quando essas novas gerações alcançarem um mínimo de "massa crítica" cerebral, haverá um "click", um corte com essa "tradição" absurda.
A pessoa de fé virá a ser minoria, pois tal modo de ser não caberá numa sociedade mais lúcida, mais inteligente, mais culta.
As superstições do passado serão lembradas como por exemplo, a escravidão, sinal óbvio de um homem mais primitivo, de mente mais simplória, e hoje é unanimidade que não pode existir.
Somente atingindo esse patamar evolutivo, o homo sapiens realmente fará jus ao nome da espécie.

3 comentários:

  1. Perfeito. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. mais lucida, mais inteligente, mais culta... mais vazia, mais egoista, mais destrutiva, brincando de saber e se autodestruindo, é só continuar olhando pro próprio umbigo e defendendo seus desejos que logo verão o mal que farão uns aos outros. Tudo eticamente correto. Uma evolução que caminha a passos largos para a desordem. Logo, não saberemos mais o significado de amor, família, justiça, respeito, fidelidade, equidade... Valores que estão sendo substituídos seus significados originais, por temos "mais modernos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que para você, lucidez, inteligência e mais cultura NECESSARIAMENTE traz vazio, egoísmo e destruição? NÃO SERIA JUSTAMENTO O CONTRÁRIO? Não é mais a FALTA dessas virtudes que trazem o caos?
      Não dá para atinar o motivo de sua inversão de valores. Talvez tenhamos aqui uma certa falta de lucidez de sua parte.

      Excluir