quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PONTAS SOLTAS - IDÉIAS AINDA NÃO ENCAIXADAS, PORÉM RELEVANTES


EM TERRA DE CEGO...

Nerd / Geek / Cdf ? Não sou nada disso, mas alguns acham isso só porque sou curioso e leio de tudo. Se todos gostassem de ler, todos seriam nerds por isso? Leiam, mais, oras! Abaixo a apatia!

-x-

LIVRO: TIJOLO DA SOCIEDADE EVOLUÍDA

O que escrevo não é verdade absoluta, aliás, agnósticos não costumam usar muito o termo "absoluto".

Apenas descrevo conclusões ocorridas à minha experiência, e que acho útil compartilhar com quem procura por experiências também.

É justamente o que faço para aprender: Bebo da fonte dos outros. Tudo é troca, e se trocarmos entre nós o que aprendemos ou o que concluímos, todos cresceremos.

Einstein disse que "As experiências adquiridas de cada um nem sempre são óbvias a outras pessoas", então logo podemos ver a importância da troca.

Ler é tudo! Ninguém nasce sabendo, oras!

Não ler é marasmo, pois aprender somente suas próprias experiências é muito pouco, quase nada. É desprezar/desperdiçar o enorme acervo de experiências escritas de todo mundo que escreveu/compartilhou.

Depois a vida é ruim e fica reclamando.

Um país se faz com homens e livros (Rui Barbosa)



-x-


FALAR DO QUE NÃO SE SABE (E NEM QUER SABER!)

Já pensou se eu me recusasse a ler/conhecer a bíblia?

Assim eu automaticamente estaria me descredenciando a comentá-la, criticá-la ou refutá-la.

Pois é exatamente isso que eu sempre vejo acontecer com os religiosos: Não leem  não conhecem e se recusam a considerar os textos científicos de história, arqueologia, biologia, etc.

AINDA QUEREM DEBATER sem nenhuma autoridade!

Ora, façam-me o favor! VÃO LER E DEPOIS VOLTEM!

-x-

SEM NOÇÃO

Geralmente o incauto critica a ciência de maneira geral, cuspindo no prato em que come.

Digo isso pois esse mesmo incauto, provavelmente adora usar seu celular, seu computador, seu tablet, sua internet, sua tv, sua assinatura de canais via satélite, toma remédios, e provavelmente só está vivo e com saúde graças às vacinas que tomou quando jovem ou a procedimentos cirúrgicos a que tenha se submetido, quer dizer, ele (nós todos) somos resultado satisfatório da mais pura CIÊNCIA APLICADA!

Ciência essa que apenas pede para confirmar e consolidar conhecimentos e técnicas para o bem comum da humanidade.

DEVEMOS ESTIMULÁ-LA, e não duvidar, pois apesar de ainda em pleno desenvolvimento e aprendizado, É O MELHOR QUE TEMOS para seguir adiante.

Não deem ouvidos ao pessimista ou ao fanático religioso que adora contrapor a ciência a sua fé, como se a ciência fosse uma vilã insensível, quando é bem o inverso, ELA É QUE TE SALVA DE VERDADE.

-x-
  
BIOLOGIA, HISTÓRIA, ETC:
MUITOS FINGEM QUE NÃO ESTUDARAM!

Uma das afirmações mais absurdas da bíblia é que o universo tem somente 6 mil anos!

Ora, até as estrelas provam o contrário, já que vemos que a maioria delas se encontra a muito mais anos luz de distância.

A física, a geologia, a biologia PROVAM com MUITAS evidências e medições que somente a terra tem mais de 4 bilhões de anos, e o universo pelo menos 13 bilhões.

Alguns amigos meu cristãos me afirmam que não podem crer em algumas partes da bíblia e em outras não (por que?).

Nesse caso óbvio de ERRO em algo "divinamente" transmitido, preciso fazer aquela pergunta chata que muitos adoram fugir de responder:

Dá pra levar a bíblia a sério? (Respondam)

-x-

SOBRE FANATISMO RELIGIOSO & AFINS

As pessoas têm graus de compreensão diferentes, graus de lucidez distintos, por assim dizer, e temos que respeitar isso.

O problema é quando POR OUTROS MOTIVOS que ainda não tenho certeza, essas pessoas "se recusam a entender" explicações.

Aí fica difícil manter o respeito, pois é como se a pessoa estivesse trapaceando, ou de sacanagem.

Para mim, está mais para um torcedor fanático de algum time, que mesmo com todas as evidências contra, ele afirma que seu time é o melhor.
-x-


O ERRADO É O CERTO?
(A Lei da maioria é necessariamente verdadeira?)

Se até hoje eu me sinto constrangido por ter "pensado tão errado" até os 14, quando era uma pessoa de fé, temente a Deus, que rezava e tudo, nem quero imaginar como é ficar velho ainda pensando de modo tão simplista!

Acho que é por isso que as pessoas entram em modo de negação, e repudiam obter informações que o levariam à descrença: Seria um mal-estar danado estar tanto tempo errado. Mas... fazer o que? Ser inimigo da inexorável verdade? Antes tarde do que nunca!

O pior é que eu me lembro direitinho daquela época, das coisas que eu pensava, dos medos...

ERA UMA VISÃO ESTREITA DEMAIS!!! ONDE EU ESTAVA COM A CABEÇA? QUE VERGONHA!!!

Agora eu fico meditando sobre a vasta maioria da população que crê... imagino que teriam a mesma visão curta que eu tive...

ENTÃO ISSO É O NORMAL OU EU É QUE SOU O DIFERENTE? PUUUTZZZZ!

Preciso me congelar por 1000 anos... Igual ao personagem Fry, do "Futurama".

Talvez, acordando no ano 3000, encontre todos já se habituando a pensar direito.
-x-

QUESTIONANDO

Ei, religiosos! Pensem bem e expliquem:

Vocês acham mesmo que o seu deus não iria prever toda essa baderna?

Ele não imaginava tantas religiões iriam surgir? Quantos fieis ele deixaria de ter?

Ele não viu quanto sofrimento atormentaria inclusive os inocentes, devido à tolice de outros?

Quanta mentira, discórdia, intolerância, matança, vidas desperdiçadas, crianças perdidas...

Sofrimento, sofrimento, sofrimento e mais sofrimento! (Só poderia ser assim? Não tinha outro jeito?)

Deus afinal, criou "sarna para se coçar" ao gerar tantos idiotas no mundo?

Ele foi pego de surpresa ao criar Lúcifer e ser traído por ele, ameaçando toda sua obra?

Se ele sabia da traição, onisciente que é, por que diabos permitiu?

Que desse jeito, somente uns poucos se salvarão, e que a grande maioria queimará no inferno?

Inferno esse que ele obviamente previu também, senão não seria onisciente...

Então ele desde o início VISLUMBROU TUDO!

SOMOS O VIDEOGAME DE DEUS?

É nisso que vocês creem? Vocês aceitam essa lógica tosca?

Não raciocinam que é mais fácil tudo isso ser balela feita "pra boi dormir"?

Que tudo isso foi inventado para convencer pessoas de tempos antigos, portanto, pessoas de mente tosca?

ACORDEM!
-x-


CADA QUAL CADA QUAL

Como é bom não ter o "rabo preso" com nada nem ninguém  não ter medo de NADA!

Assim, eu posso dizer na maior tranquilidade, do alto de minha conclusão, que o que mais quero é que o mundo todo se acabe em poesia e orgia.

Que tudo termine em meio a muita brincadeira e bebedeira
E que as religiões vão TODAS para seus respectivos infernos.

-x-

PODER CÉTICO

Uma das coisas que eu mais gosto na "vamos ver" nos embate das idéias, é a incorruptibilidade da mente cética.

Nada, a não ser um verdadeiro milagre pode mudá-la para uma mente diferente.

É como se fosse um caminho sem volta, pois o ceticismo é como se fosse o mais alto grau mental a se atingir, o grau ideal, o mais próximo da "verdadeira verdade".

Todos os graus abaixo podem migrar de um para o outro com uma facilidade bem maior.

Um crente vira cético, mas cético não vira crente.

Aliás estou falando um paradoxo, pois cético que sou, não há fato real ou informação que possa alterar a maneira de um cético pensar.

Algo milagroso ou místico nunca acontece fora da mente histérica dos que querem crer, logo, o cético é indestrutível, por não haver processo que o faça regredir...

-x-


PENSANDO BEM...

A riqueza da humanidade é a própria humanidade!
Quantos poemas maravilhosos podemos ler!
Quantos livros espetaculares!
Quantos filmes inesquecíveis!
Quantas risadas podemos dar!
Quanto amor podemos trocar!


-x-

MEU ÂMAGO

Na sinceridade, na boa, eu me acho (e sou mesmo!) um bobão sonhador e meio infantil, com ímpetos de encontrar sentido nas coisas.

Em tudo eu quero ver o porquê... Sou até chato nisso!

Quem me conhece sabe que uma das coisas que menos aprecio é o óbvio, o que todos vêem e pensam.

Um eterno buscador, com ânsia de encontrar coisas não comuns, não entediantes, coisas mais profundas ou de preferência, espetaculares.

Mas nada de enganação! (essa é a maior diferença!) Eu quero porque quero O QUE É REAL! Essa é a nata da minha volição.

Tudo talvez, para sair da banalidade aparente da vida dita "normal", alguma agitação nessa bagaça!

Podemos resumir então que eu quero apenas é me divertir nessa vida. Sem diversão não há vida!

Só "comer, beber e dormir" não está com nada!

Preciso de material para agitar a mente! Surfar nas grandes idéias, apreciar a percepção do infinito, deleitar-me ao sabor dos mistérios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário